Como eu faço para diminuir a ansiedade e acalmar a mente?


Desde pequeno que sempre fui uma criança muito ansiosa e acelerada. Sempre sofri com palpitações e nervos à flor da pele (muitas vezes por coisas supostamente simples), e talvez por isso, com o decorrer do tempo, fui me apaixonando por formas naturais de controlar minha ansiedade, para me levar para um estado de lucidez e paz interior.

como acalmar a menteBaseado em toda minha pesquisa e experiência pessoal, hoje vou partilhar com você as 5 técnicas que melhor funcionam para relaxar a mente e o espírito. Não são métodos milagrosos, mas se forem feitos com disciplina e amor, certamente vão melhorar o seu dia a dia. Veja então abaixo:

1- Respirar profundamente: Feche seus olhos e inspire profundamente até sentir que não consegue mais, depois retenha a respiração durante alguns segundos, e finalmente expire suavemente. Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias até se sentir mais calmo.

2 – Fazer exercício físico: Correr, andar de bicicleta ou qualquer exercício que o faça transpirar, é um ótimo aliado para relaxar o seu corpo e mente. Eu pessoalmente pratico natação 3 vezes durante a semana e isso tem me ajudado muito. Experimente! O que tem a perder? Além de tranquilizar ainda melhora sua condição física.

4 – Praticar meditação: Ioga, pilates, reiki, ou tai-chi são formas brilhantes de diminuir a ansiedade, porém exigem um certo nível de conhecimento. Se você tiver oportunidade de despender uma hora por dia, eu recomendo fortemente que você faça um curso de alguma dessas meditações.

3- Chás e remédios naturais: Em dias mais difíceis, experimente o chá de melissa após o café da manhã, o almoço e o jantar. Para além de relaxar muito, ainda o vai ajudar a dormir melhor. Se não tiver muito tempo para ferver o chá, em alternativa pode comprar comprimidos naturais de valeriana ou passiflora. Também funcionam muito bem.

5 – Orar diariamente com fé: Uma coisa que eu faço todos os dias antes de deitar é rezar a oração do arcanjo São Miguel. Não só acalma, como também proporciona um sono mais profundo e reparador. Dormindo bem, seu corpo ficará mais fortalecido e preparado para as circunstâncias da vida. Se você for uma pessoa de fé, ao acordar também pode fazer o salmo 91, pois contém uma oração muito poderosa que dá força, esperança e coragem para iniciar o dia.


6 – Aumente a autoconfiança: Muitas vezes o excesso de nervosismo é consequência de falta de confiança em si mesmo…então, uma boa ideia será aumentar sua segurança para determinadas ocasiões. Por exemplo, se você for falar em público ou conduzir uma reunião de trabalho, ensaie muitas vezes em frente ao espelho até se sentir seguro e tranquilo.

Estes são os truques que eu uso para estabilizar minha ansiedade. Espero que tenha gostado e que elas possam funcionar tão bem para si como funcionam para mim! Ninguém merece viver uma vida de pura turbulência e nervosismo. Tal como eu, você pode melhorar essa situação!